27 abril 2010

Clássicos Contemporâneos




Cultura Material

Destinados a desafiar o tempo... e os modismos.
Entra em cena a nova geração do mobiliário que vem substituir as coleções criadas há quase 100 anos por grandes mestres, e hoje reconhecida como pertencente ao modernitariato. Os exemplos do design criado no início do século XX, embora belos, de tão copiados já saturaram o mercado. Nós apostamos nos clássicos do nosso tempo.

ARC Design
nº69, pág.12
Fev/Mar - 2010
Por Maria Helena Estrada.

Novos clássicos estão surgindo no universo da casa. O artigo reforça a necessidade do novo clássico, no Brasil e no mundo. A proposta de renovação do mobiliário urbano surge em detrimento ao aposento das coleções que atravessaram quase 100 anos e encontram-se desgastados por tantas cópias e adaptações e cosequentemente perderam seu charme. Isso não quer dizer que tenhamos que romper com o passado. As antigas referências são fundamentais para o desenvolvimento de soluções atuais buscando imprimir novas formas.
A clonagem de modelos e projetos assim como perseguir tendências ou modismos caracterizam a data de "validade" dos produtos. A busca pela inovação, através de novas soluções tecnológicas ou formais e a descoberta de novos suportes e materiais, também são fatores que condicionam a permanência deste produto no mercado.
As novas propostas surgem não só no Brasil, mas no exterior. Com amadurecimento, traço firme e original, o Brasil compete em condição de igualdade com o mercado exterior neste processo de renovação. Sérgio Rodrigues e sua poltrona DIZ, Guto Índio da Costa e seu ventilador SPIRIT, e a banqueta R540, criada pela Estúdio Fetiche Design, participam deste processo. Apresentam projetos que sugem para ficar. A qualidade total é controlada até o fim do processo, garantindo a permanência destes produtos no mercado. Olhando para nova geração como de Zanini de Zanine, Mendes e Hirth e Marcelo Rosenbaum, percebemos traços de potenciais candidatos a um posto de "Clássicos do Design", por conta da independência de seus projetos. projetos originais e inovadores que se apropriam de novos materiais para atingirem novas formas.